quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Na Mira de @EdsonFigueredo: Britney Spears e Lady Gaga

Bem sabemos que não existe barreiras para a música. Novos estilos surgem a todo momento, porém, sabemos que mesmo quem cria, também copia, já que não é possível um artista se reinventar a cada novo trabalho. Pensando nisso e diante das comparações – e discussões - apresentadas entre os atuais singles Hold It Against Me (Britney Spears) e Born This Way (Lady Gaga), resolvi expressar a minha sincera opinião sobre o assunto, já que até a conceituada revista Billboard disponibilizou uma enquete para decidir qual destes é melhor. Aliás, esta foi encerrada esta semana. Leia abaixo e descubra quem ganhou.
 
Britney Spears:
Possui longos anos de experiência e, de fato, merece tudo o que conquistou e o lugar aonde chegou. Ela faz muito sucesso e não podemos negar. Seus singles e videoclipes detonam. Afinal, todos querem um pedaço dela, não é mesmo? Mas, falando em Britney Spears ou Lady Gaga?Hold It Against Me
O clipe é ótimo! É flop? Digamos: ‘não totalmente’. Porém existem conceitos já explorados anteriormente. A cena de luta, por exemplo, já vimos em Die Another Day de Madonna. Ainda assim, os dois são totalmente diferentes.
Na época, a Rainha estava muito defasada com as novas cantoras pop do mercado que estavam querendo ‘tomar o lugar dela’. Ou seja, ela lutou contra si para fazer os melhores trabalhos e continuar onde merece. Já a Princesa do Pop usou a luta como forma de libertação do passado. Isso não significa que ela queira esquecer os trabalhos anteriores, senão apagar a imagem de ‘diva louca’ criada pela mídia. Inclusive, a cena em que ela cai após lutar, representa a era que antecede o lançamento do ábum Blackout. Percebam que, depois ela levanta-se e olha pros lados, como se fosse dizer: "Que diabos eu fiz?".
A sequência do vestido branco, também tem conceito semelhante. Ela sobe ao topo, depois cai e, quando joga as tintas em seus vídeos, mostra esta libertação, como já mencionei.
Em termos musicais, o carro-chefe do Femme Fatale é tecnicamente boa. E, vale ressaltar, que não vendeu apenas por ser uma música da Britney Spears. É, de fato, mais uma canção influenciada pelo som da atualidade: o electro-pop. Porém, contrariando isso, também é um conceito inovador e visionário no cenário pop, pois foi o primeiro grande single a usar o dub-step, geralmente utilizado em canções eletrônicas. Enfim, Britney tem nome, imagem e voz para o sucesso.
 
HIAM ou BTW?
 
Lady Gaga:
Excelente produtora, cantora excepcional e uma visionária como poucas da atualidade. Nesses quesitos, desbanca a Britney. Porém, seus singles hoje fazem mais sucesso apenas por serem de Lady Gaga, do que pelo real potencial da música. Não estou dizendo que suas músicas são péssimas. Longe disso. Mas a imagem que ela fez de si mesma ajudou - e muito - a vender seus produtos. Em consequência, tornou-se o poderoso nome que é. Bem, mas vamos falar de Born This Way.
A canção tem uma letra forte a merecer lugar na categoria de Melhor Canção no Grammy de 2012, pois o assunto abordado mexe diretamente com o ouvinte. Dentre outros, podemos citar as diferentes formas de discriminação. Comparando a outros trabalhos, é como Beautiful (Christina Aguilera), Firework (Katy Perry), Fuckin’ Perfect (P!nk) e, também, Express Yourself (Madonna). Não são cópias, mas ambas falam de temas que envolvem a promiscuidade humana em se relacionar com as pessoas e como isso deve mudar.
O single de Gaga é idêntico ao de Madonna. E isso não podemos negar. Mesmos tons, sonoridade e tempo de parada. Corre Gaga! A Britney não está de brincadeira...Mas, já existiram inúmeras outras canções com letra e melodia idênticas e, ainda assim, ambas fizeram sucesso. Por exemplo: Already Gone (Kelly Clarkson) e Halo da (Beyoncé), das quais até o compositor era o mesmo não é Ryan Tedder? A semelhança era extrema e, mais uma vez, a mídia estava a criticar. O quê não fez elas caírem. Para comprovar, volte a 2009 e verifique os charts da época.
Bem, como já disse, no século 21 nada se cria, tudo se copia. E, Born This Way não será a última a ter irmã gêmea de pais diferentes, ok?
O fato é que Lady Gaga é uma grande fã de Madonna. Consequentemente, deve conhecer muito bem a discografia de sua inspiração e, sabendo da semelhança, poderia muito bem ter feito outra melodia. Ou vocês acham que ela não conhecia Express Yourself?
A cantora de Bad Romance tem criatividade superior a isso e não precisava flopar. Inúmeros outros conceitos em música e vídeo foram criados por ela. Para quê copiar? - Dica: foi proposital.
A música é boa sim! E merece o sucesso que tem. Mas deixo a ideia de que a sua criatividade supera esse flop. Cuidado Gaga, pois a mídia está ligada nisso – e era bem o que você queria, confesse.
 
Resumindo: na batalha “Britney X Gaga”, desta vez, Britney leva! E a Billboard concorda comigo.

Quem serão os próximos alvos? Acompanhe e descubra quem estará ‘Na Mira’ de @EdsonFigueredo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário